Inspiração é primordial para se chegar lá

Há algo que nos move em direção ao nosso objetivo. A motivação para alcançarmos nosso sonho, o “porque queremos o que queremos” é uma força essencial (e que deve ser entendida) para chegarmos onde desejamos. E essa motivação parte de algum ponto. Algum exemplo. Algum acontecimento. Algo que serviu para que você quisesse isso para você, ou que reforçou esse seu desejo no seu íntimo. Isso se chama inspiração. A inspiração é primordial para que você se mantenha com energia renovada e em alta, e serve como um exemplo a ser seguido.

Falaremos no artigo de hoje sobre 2 tipos de inspiração: de pessoas e de histórias. Embora as duas se confundam e muitas vezes se misturem, há uma sutil diferença (e trago isso à vocês simplesmente para reflexão).

Falaremos primeiro de pessoas inspiradoras. Aquelas que trazem à você, assim que pensam nelas, uma energia boa, algo que desperta em você os melhores desejos e intenções (aliás, esse é o sentido de inspiração, trazer a você a vontade de ser melhor do que é hoje). Existem ícones que nos inspiram (Gandhi, Jesus, Madre Tereza, Martin Luther King, Mandella, Chico Xavier, entre outros), pessoas que vieram à Terra para dar algum exemplo de virtude. E claro, devem ser lembrados sempre.

Mas gostaria que você se ativesse hoje em exemplos “cotidianos”, de pessoas do seu dia a dia que de alguma forma te inspiram. Um amigo, um conhecido, um “desconhecido” próximo que de alguma forma te ajuda e te inspira. Lembrou de alguém? Peço que faça esse exercício, porque as inspirações próximas nos lembram que podemos realizar nossos sonhos, e que se pessoas “normais” assim como você te inspiraram, por que você não pode alcançar seu sonho e inspirar os outros?

Há também histórias inspiradoras. Embora talvez a pessoas não lhe transmita esse sentimento, a história dela tenha te inspirado de alguma forma. Tenha servido para te impulsionar a conseguir o que quer. Ou tenha demonstrado uma virtude ou força que você enxergou que precisa melhorar em você. Lembrou da última vez que isso aconteceu?

Como o ser humano é mais apegado e dá mais importância as coisas negativas (falei disso no artigo “Gratidão te ajuda a perder peso“), temos na ponta da língua inúmeros maus exemplos, mas quando falamos dos bons (que são os que importam) temos dificuldade em apontá-los. E a falha não está na escassez de exemplos, mas sim no seu direcionamento mental, em quem você tem se espelhado para ser uma pessoa melhor e alcançar seus objetivos.

Dia a dia

Um exemplo muito comum, quando se trata de emagrecimento, é a famosa “foto na geladeira”. Muitas pessoas colocam a foto de uma pessoa gorda (às vezes ela própria) na geladeira, para servir como “cão de guarda” no caso de uma tentação em abrir a geladeira. Agora, me responda qual a inspiração em ver “você gorda” na geladeira? Quão inspirador é ver uma situação que você quer mudar para sempre, toda vez que abre a geladeira?

Muitas vezes a dor é necessária para nos mexermos e sairmos da zona de conforto, porém não precisamos ser masoquistas e nos punirmos incessantemente. Ao contrário, sempre oriento as minhas coachees de emagrecimento a colocarem uma foto de como querem ficar, ou mentalizarem a sua “fotografia ideal” para se inspirarem, e ajudarem a manter o foco durante o processo. Podemos crescer (e emagrecer) com amor, harmonia e sem sofrimento.

Inspire-se

Aliás, uma das forças do processo de coaching de emagrecimento é esse comprometimento que é esatabelecida através da relação do coach com sua coachee (comprometimento da coachee consigo mesma, elevando assim sua performance a fazendo com que finalmente saia do sofrimento e alcance o peso que sempre quis ter). Além disso, a reflexão, insights e conhecimentos adquiridos durante o processo de coaching são aprendizados que inspiram a coachee a chegar ao seu objetivo.

Entendendo isso, a pergunta que lhe faço é “o quanto você tem inspirado os outros”. E mais importante que isso: QUANTO VOCÊ TEM INSPIRADO VOCÊ MESMA? Quanto suas atitudes, a maneira de levar a vida e suas conquistas tem lhe agradado?

Nada melhor que ser sua própria inspiração! Mas para isso, você precisa fazer o que sonha para sua vida, e viver cada dia em plenitude para que isso aconteça.

O importante não é somente alcançar seu sonho, e sim fazer de tudo para que isso aconteça. Fazendo isso, você certamente estará satisfeita consigo mesma, e encantada  com a realidade que conseguiu criar para sua própria vida. Isso é o que eu chamo de inspiração.

Um grande abraço, paz e luz, e até a próxima!

Gratidão te ajuda a perder peso

Há uma crença que, para perder peso, é necessário “fechar a boca” e fazer exercício. Isto não está errado, porém bem incompleto. Se fosse assim simples, não existiria ninguém acima do peso. É preciso mudança de mentalidade. E o artigo de hoje fala de um sentimento que pode te ajudar a emagrecer: a gratidão.

Quer saber como?

Vamos lá. O ser humano tem o hábito de enfatizar mais as coisas negativas que lhe ocorrem diariamente. O dia pode estar maravilhoso. Você pode ter acordado após uma ótima noite de sono, levantar da cama (o que significa que você acordou, e que tem uma cama), mas basta deixar cair um pedaço de pão com a manteiga pra baixo e… pronto, o mau humor se instala. E assim vai o dia todo. A briga com o chefe, o não concordar com o colega, uma frase mal interpretada do companheiro, tudo é motivo para aborrecimento. As notícias ruins sempre são mais enfatizadas. Esse é um comportamento que, além de não ajudar em nada, acaba acumulando uma energia “carregada”, e é essa energia que você levará para as outras atividades da sua vida.

Existe algo mais desagradável que aquela pessoa que só reclama da vida? Que só fala de doença, das desgraças, da crise? Só lamentações, como se sua vida enfadonha não fosse sua própria responsabilidade. (Conhece alguém assim? Viu alguém assim no espelho hoje?)

Para vivermos mais felizes, é necessário que reconheçamos as dádivas da vida, as alegrias. E não são grandes feitos, mas as pequenas coisas do nosso cotidiano. Vamos lá: você acorda, sai da cama, vai ao banheiro, escova os dentes e vai tomar café da manhã. Isso resume no máximo 10 minutos do seu dia.

Analisando esse espaço de tempo, chegamos a algumas conclusões: primeiro, você acordou, logo, está viva. (existe algo melhor que isso para agradecer?). Saiu da cama, portanto, você dormiu, tem uma cama, cobertas para se proteger do frio. Vai ao banheiro, então tem pernas ou algum meio de se locomover. Escova os dentes, então tem escova, pasta, dentes. Vai tomar café da manhã, significa que tem comida para se alimentar. Dez minutos, e tantos motivos para agradecer. Imagine em 24 horas!

Agora, eu te pergunto, o quanto você tem agradecido pela vida?

Agora vejamos o caso de emagrecimento. O fato de você estar acima do peso significa que você é responsável por isso. Isso é já motivo para agradecer, porque você (e só você!) pode mudar esse quadro. Quantas pessoas não tem mais autonomia para cuidar de si? Significa também que você tem comida (e está abusando dela), oportunidade que milhares de pessoas não tem.

Agradecer pelas bênçãos é exercício salutar para que você se empodere de uma energia positiva, e use-a para conquistar o que quer para si.

Agradeça também os desafios. As dificuldades servem para que exercitemos nossas virtudes, nossas forças, e possamos evoluir em todos os sentidos.

Então, a gratidão é instrumento importante para que você se energize positivamente, e isso será um forte aliado para você conquistar seu sonho, inclusive o de ser magra.

Experimente agradecer, ao final do dia (durante alguns dias), por 3 coisas boas que te aconteceram durante o dia, e se surpreenda com a mudança que isto irá lhe causar (esse exercício é cientificamente comprovado pela psicologia positiva, resultando em aumento do bem estar).

E caso seja cética em relação a isso, permita-se experimentar essa sensação. Você não tem nada a perder. O máximo que pode acontecer é você continuar onde está. E você quer ficar onde está? Se parar para pensar, nada é mais doloroso do que estar numa situação que não te faz feliz, não é?

Seja grata. Por quem você é. Pelas alegrias e dificuldades. Pelo desafio que você se propõe a superar, e por todas as forças que irão te ajudar a ter a vida que sempre sonhou.

Gratidão por ter lido esse artigo. E por se permitir melhorar a cada dia.

Um abraço, e até breve.

Mitos do emagrecimento

O processo de emagrecimento deve ser encarado com uma mudança. Uma escolha para sua vida, falamos sobre isso no artigo: “Emagrecer é uma questão de decisão”. Mas a busca por um “milagre”, uma fórmula mágica, faz com que algumas crenças fiquem impregnadas na cabeça das pessoas (na sua, inclusive), o que torna o esse processo um sofrimento (e não deve ser assim), e muitas vezes difícil de ser alcançado. Abordarei aqui alguns mitos sobre o processo de emagrecimento, para reflexão:

1 – Tenho que comer pouco para emagrecer.

Para que você perca peso e mantenha o peso que sempre sonhou, você não precisa comer pouco, precisa comer certo. Isso significa alimentação adequada, com quantidades e qualidade certa, nos horários adequados. Sem grandes períodos em jejum. E adequando sua alimentação à sua rotina diária e aos seus exercícios físicos.

2- Preciso fazer muito exercício por dia para perder peso.

Exercício é fundamental para seu emagrecimento, manutenção e qualidade de vida. Para tal, o necessário é uma rotina de exercício. O excesso de exercício pode acarretar lesões e desmotivação. Entenda, esse é um hábito importante de ser mantido para o resto de sua vida. Não se preocupe em emagrecer rápido, se preocupe em emagrecer certo.

“Mais importante que a velocidade, é a direção!”

3 – Shakes dietéticos emagrecem.

Os milagrosos “shakes para emagrecer” podem até conter nutrientes necessários para você, mas comprovadamente não terão resultados duradouros. Alguns pontos corroboram essa afirmação: primeiro, você não conseguirá fazer isso para sempre. Quem gostaria de tomar shakes o resto da vida? Segundo: geralmente ingere-se grande quantidade de líquidos antes dos shakes, o que causa aquela sensação de “barriga cheia”, que logo vai embora (e levará você a ter fome e vontade de comer). Nosso corpo gasta calorias fazendo a digestão dos alimentos, ou seja, o processo de digestão emagrece, na medida que ingerimos boa quantidade de fibras, por exemplo. Isso não ocorre com os shakes. E se realmente essa fosse a solução, não haveria ninguém acima do peso, certo?

(Não critico aqui a qualidade nutricional desse material, porém o processo de se alimentar com shakes substituindo uma refeição não é correto, esse é o ponto.)

4 – Cirurgia bariátrica é a solução.

Talvez você já tenha pensado em optar pela cirurgia bariátrica. Talvez até já tenha feito (se sim, já descobriu que a frase acima é realmente um mito). Existem pessoas que apresentam critérios para a cirurgia bariátrica, porém mesmo para esse grupo é importante entender que esse é um meio utilizado para perda, e não manutenção do peso.

O que quero dizer com isso é que não haverá resultado efetivo se não houver mudança de atitude. Quantas pessoas você conhece que fizeram a cirurgia bariátrica e voltaram a engordar?

Como médico, defendo sim a cirurgia nos casos que preencham os critérios para tal, mas se você acha que isso resolverá seus problemas, está enganada. Esse é só um ponto de partida, que não terá um final feliz caso você não mude sua maneira de pensar e de se relacionar com a comida.

5 – Preciso estar atenta às últimas novidades da indústria do emagrecimento.

Entenda, a “indústria do emagrecimento” (revistas, livros da moda, dietas da moda, remédios, fórmulas e novas substâncias que prometem milagres) não está pensando em você, está pensando nela mesma, em vendas e ganhar dinheiro à custa da sua ignorância no assunto e na ansiedade que você tem para emagrecer logo e bastante. Cuidado com as novidades armadilhas que chegam até você.

Você precisa estar atenta à você mesma. Ao seu corpo, ao seu comportamento. É sobre eles que você precisa refletir. Seu está acima do peso, é porque algo está errado COM VOCÊ. Ninguém engorda do vento (por mais doloroso que tenha soado aos seus ouvidos, é a mais pura verdade, assimile isso). Então, ao buscar emagrecer, procure orientação de um profissional qualificado, que lhe orientará e dará todas as informações necessárias para que seu emagrecimento seja natural e saudável.

6 – Não consigo emagrecer sem tomar remédio.

Não existe medicação que emagrece. Não sou contra o uso de medicações. Existem alguns casos em que a medicação auxilia (e nada além disso) no processo de emagrecimento. Mas a medicação não ajuda fazendo você perder peso. Há medicações que ajudam a diminuir a ansiedade, a compulsão por comida, retardam o processo de digestão. O objetivo real da medicação (que só é usada quando realmente necessário) é ajudar para que você possa mudar seu comportamento. Auxiliar enquanto você toma atitudes para diminuir sua ansiedade, descubra a causa da sua compulsão por comida, aprenda a se alimentar adequadamente. Entenda, de uma vez por todas, que não há milagre. Há merecimento por mudança de comportamento.

7 – Emagrecer é difícil

Mito. Emagrecer não é difícil. Difícil é escolher isso pra sua vida. Quando você realmente decide que quer emagrecer, e entende tudo o que precisa ser feito para isso acontecer, descobre que esse processo é natural, gratificante e fácil.

Fácil se você fizer a coisa certa. E tenho certeza que você quer o que é certo é bom para sua vida, não é? E entendendo isso, o que falta para você fazer o que precisa?

Uma coisa é fato: para emagrecer, é preciso mudança. Mudança da sua mentalidade. Você precisa pensar como magra, para que suas ações sejam assim também. Entenda isso, e todo o resto será conseqüência dessa mudança.

Um abraço, e até o próximo artigo! Vem muita coisa boa por aí!

Emagrecer é uma questão de decisão

Escrevi aqui , no último artigo “Tenha objetivos claros”, sobre a importância de termos clara a imagem do nosso sonho. Porém o que mais acontece, infelizmente, é as pessoas não realizarem seu sonho. Você é assim?

Quando falamos de emagrecimento, esse sonho pode tornar-se um verdadeiro pesadelo quando não alcançado. Embora você queira emagrecer, você simplesmente não consegue. Tenta, mas a balança “teima” em não descer seus ponteiros, apesar de todo “esforço”. E por que isso acontece? Aquele ditado de “’querer é poder” não vale para emagrecer?

A resposta: vale sim, e muito. Mas para isso, é preciso que você entenda três pequenos detalhes:

1 – O mundo é de quem faz.

Existem tarefas que precisam ser realizadas para você alcançar suas metas. Desafios diários que são necessários ultrapassar para, meta após meta, chegar ao seu objetivo. E é preciso que VOCÊ os realize. Não espere resultados diferentes para sua vida fazendo a mesma coisa que faz hoje. O sucesso exige ação. Então, menos “mi mi mi” reclamando do mundo ou dá “má sorte”, e tome as rédeas da sua vida, fazendo o que for necessário para ter a vida que sempre sonhou.

2 – A vontade precisa partir de você.

“Toc – toc” (batendo na porta). “Olá, eu sou a sua vontade, vim aqui pra te ajudar”. Essa frase não acontece nem nos livros, quanto mais na vida real.

Para sair do círculo vicioso “preguiça – falta de resultados – frustração – ansiedade – gnho de peso – desmotivação – preguiça…”  você precisa tomar iniciativa, e ter força de vontade (atitude, determinação, “vergonha na cara” – chame como quiser) e mudar esse jogo ao seu favor. Só assim você entrará num círculo virtuoso de “ter vontade – fazer – ter resultado – emagrecer – motivação – ter vontade – fazer…”, que fará de você alguém animada, e pronta pra iniciar uma nova (e magra!) etapa da sua vida.

3- Você decide o que quer para si.

Escuto mulheres falando: “Dr Thiago, o que faço quando estiver tentada a comer algo que engorda, ou quando tiver preguiça de fazer exercício físico?”.

A resposta é “Escolha a vida que você quer ter”. Como assim?

Explico.

A decisão não é “vou comer x não vou comer?”, ou “vou caminhar ou vou ficar na cama?”. A decisão é “que vida quero ter, saudável ou não?” “Como quero me ver no espelho, gorda ou magra?”, “Quero entrar nas roupas ou continuar comprando roupas maiores?”.

Quando suas motivações, seus objetivos estiverem claros pra você, tenho certeza que a escolha será fácil, e principalmente que você se sentirá feliz em fazer a escolha que acha certa.

Então, respondendo ao questionamento no início do artigo, o motivo pelo qual você ainda não emagreceu até hoje, é porque provavelmente não deu prioridade ao seu emagrecimento, dando a ele a importância que merece. Isso faz com que suas atitudes sejam “mais ou menos”, e que os resultados sejam igualmente “mais ou menos”.

Se emagrecer é realmente importante para você, e lhe trará benefícios diversos (estéticos, de saúde e auto estima), entenda que é uma escolha sua mudar.

Escolha ser feliz. E mereça ser feliz, mudando sua mente e atitudes.

Um abraço, e até breve.