Ainda dá tempo…

tempo1

Ainda dá tempo…

    Nos dias atuais, aonde vivemos “correndo contra o relógio”, uma das principais queixas ouvidas é que não há tempo para “se fazer as coisas”. Essa é a principal “desculpa” dada pelas pessoas para falta de cuidados consigo mesmo (você é assim?), o que acarreta piora na saúde e qualidade de vida.

Com a “falta de tempo”, as pessoas se alimentam mal, dormem pouco, tem pouco tempo para os amigos, família, vida social e atividades de lazer.

A “doença do tempo” é uma doença moderna. Ela tem três sintomas: a “falta de tempo”, o “medo de perder tempo” e não saber como lidar com o “excesso de tempo”. Angústia, ansiedade, fadiga, depressão e estresse são sintomas orgânicos associados à “doença do tempo”.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que 5% da população mundial sofra de depressão a cada ano. No Brasil, cerca de 10% da população sofre de depressão. No caso da ansiedade, esse número sobre para 12% entre os brasileiros. Um levantamento da International Stress Management Association (Associação Internacional do Controle do Estresse) aponta o Brasil como o segundo país do mundo com o maior nível de estresse do mundo. De cada dez trabalhadores, três pelos menos sofrem da chamada “Síndrome de Burn Out”, esgotamento mental intenso causado por pressões no ambiente profissional. E certamente o ritmo moderno frenético de vida é um dos fatores que contribuem para esse crescimento alarmante.

Como esse novo “estilo de vida”, cresce a preocupação com a qualidade de vida, mas o primeiro passo para isso é sabermos organizar e controlar nosso tempo.

tempo2

O nosso presente diário de Deus, que se chama “hoje”, é composto de 86400 (oitenta e seis mil e quatrocentos) segundos. E você não consegue separar um “tempinho” para cuidar de você. Continuando as contas, uma semana tem 168 (cento e sessenta e oito) horas, e você relata que “não tem tempo” de praticar 3 horas semanais de exercício? Ou de comer adequadamente por pelo menos vinte minutos três vezes ao dia? (o que daria 7 horas semanais)?

Partindo do pressuposto que você trabalha 8 horas ao dia, e dorme outras 8 horas, ainda restam 8 horas do dia (224 horas no mês, e 2688 ao ano) para ser feliz e saudável. Mas temos por costume adotarmos “compromissos” supérfluos, e não assumirmos o compromisso principal, que é com nós mesmos. De cuidarmos de nossa mente e nosso corpo.

No grupo do corpo, listo principalmente os cuidados com a alimentação e exercícios físicos.

No grupo da mente, me refiro ao lazer, vida social, estar com as pessoas que gostamos, desenvolvermos  atividades que nos proporcionem prazer (e que não façam mal pra saúde).

Peço que você reflita: quanto tempo do seu dia você tem direcionado à sua saúde? Quanto da sua vida você tem dedicado à você?

tempo3

Para sua saúde e qualidade de vida (e consequentemente felicidade), você, amigo leitor, é o único capaz de ser o agente realizador. Sua felicidade só depende de você. E deveríamos sempre (e a partir de hoje, para quem ainda não o faz) encher nossos dias com vida, e não nossa vida com dias. E viver significa ser feliz, em sua plenitude.

“Não existe falta de tempo, existe falta de interesse. Porque quando a gente quer mesmo, a madrugada vira dia, quarta-feira vira sábado, e um momento vira oportunidade”.

Ótima semana, cuide de você e se permita ter tempo para ser feliz como desejar!

O P.O.D.E.R. dos vencedores!

Você já sabe que ter sucesso exige trabalho. Realizar aquilo que sonha para sua vida exige uma série de fatores, em sua maioria intrínsecos a você mesmo, e sem os quais não chegará onde deseja. Mas que “poderes” são necessários para que seu sonho se concretize? Qual é o poder imprescindível para o sucesso?

Trazemos hoje um acrônimo da palavra “poder”, em que cada letra dessa palavra traz uma característica importante para que você seja um vencedor em sua vida:

P: Persistência

Esse poder é algo muito presente em todas as pessoas que tem sucesso (sem exceção!). O sucesso não bate à porta de ninguém de uma hora para outra, existe um caminho a ser trilhado até atingir seu objetivo, e nele é exigido muita persistência. Persistência nos seus pensamentos, entendendo que somente lutando pelo seu sonho é que você se sentirá realizado. Persistência em suas atitudes, mesmo quando as adversidades aparecerem. Se o conceito de felicidade envolve (entre outras coisas) realizar seus sonhos, você precisa persistir para que isso se torne realidade. O poder de não desistir é a premissa básica para que você seja um vencedor, não esqueça disso.

O: Otimismo

Falamos no artigo “Mude sua mentalidade, e alcance qualquer coisa!” sobre a importância do pensamento positivo. Ser otimista não mudará as dificuldades, mas sim a maneira como você as encara. E isso faz toda a diferença. Ter uma visão positiva sobre a vida e as situações lhe dará força e tranquilidade para superar os obstáculos necessários. Lembre de suas conquistas, das dádivas diárias, e use essa energia benéfica do otimismo em seu favor.

D: Dedicação

Você tem algum sonho que é realmente importante para sua vida? Se a resposta for sim (assim espero!), você precisa se entregar, sacrificar-se para que isso aconteça. E quando falo de sacrifício, não me refiro a sofrimento, mas sim em devotamento para fazer o que for necessário para viver esse sonho! A dedicação é um poder imprescindível para que você vença na vida. Faça seu melhor todos os dias, e seu objetivo aparecerá. E não espere que sua vida mude para melhor, se você não faz nada melhor do que tem feito até agora.

E: Engajamento

Esse poder se entrelaça muito com o poder da dedicação, mas aqui costumo me referir ao uso das suas forças para chegar ao seu objetivo. Todos nós temos características, virtudes que são mais presentes em nós (carisma, honestidade, poder de convencimento, sinceridade, responsabilidade, por exemplo). Então você precisa refletir quais são as principais características que te definem, e usá-las em sua máxima potencialidade em prol do seu sonho. É preciso, sim, que você melhore suas falhas e imperfeições. Mas foque no que você tem de melhor, é através destas qualidades que você se destacará.

R: Resiliência

Esse poder de se recuperar após um revés, ou de se adaptar às mudanças e dificuldades é inerente a todo vencedor. Sabendo que a vida não é “um mar de rosas”, e que as intempéries aparecerão invariavelmente, ser resiliente se torna imperioso para que você chegue ao seu destino sonhado. Encare as dificuldades, aprenda com cada obstáculo, e tenha em mente que as turbulências fazem parte da jornada.

O poder está dentro de você.

Tenha atitudes de vencedor, é isso que a vida (e que você mesmo) espera de você!

Um abraço, paz e luz!