Caridade – a mais bela virtude

 

ca1

Bom dia amigo leitor!
Para termos saúde e qualidade de vida, certamente precisamos cuidar das pessoas que convivem conosco. E quando (infelizmente) acontecem tragédias, nos sensibilizamos e acende em cada um de nós um sentimento e solidariedade e caridade, E é exatamente esse o tema de nossa coluna de hoje.

Caridade. […] S.f. 1. No vocabulário cristão, o amor que move a vontade à busca efetiva do bem de outrem […]. 2. Benevolência, complacência, compaixão. 3. Beneficência, benefício […]

Como a caridade é algo difícil de descrever, é mais fácil reconhecê-la quando buscamos exemplos na vida de pessoas que a possuem. Vemos a caridade numa avó idosa e inválida que assina um jornal vespertino, sabendo que isso fará com que seu neto, entregador de jornais, venha à sua casa todos os dias onde ela, tendo-o ao seu lado de joelhos, o ensinará a orar. A caridade é demonstrada também na mãe que, em tempos de duras economias e escassez de carne, parece gostar só das asas do frango, para perplexidade de todos os outros membros da família. A caridade manifesta-se no homem que sofre uma punição publicamente, mas que mesmo assim a aceita com humildade.

Você deve lembrar, todavia, que vivenciar virtudes de vez em quando, ou com o esforço do raciocínio, ou como dever, não significa que já as conquistou. Demonstra apenas o esforço de desenvolvê-las em si mesmo.
É inútil fazer caridade para ter reconhecimento de quem a recebeu. De nada adianta fazer o “bem”, e pedir para que o outro fale pra todos, ou esperar que seja feita propaganda. Também não adianta fazer o bem e pedir algo em troca, ou fazer com essa pessoa fique em dívida com você; isso é humilhar o outro, e em humilhar sempre há orgulho e maldade,.
Muitos podem dizer: como vou fazer caridade se não tenho meios de fazê-la? Amigo, há dois tipos de caridade: a material e a moral. E a segunda, todos podemos fazer, e ela é muito mais reconhecida. Todavia, ela é mais difícil de exercer.
A caridade moral significa suportarem umas as outras criaturas, é o que menos fazemos nesse mundo. Significa, por exemplo, conseguir calar-se quando alguém mais “tolo” que você fala… isso é um gênero de caridade. Outro exemplo é fazer-se surdo quando ouve palavras zombeteiras de alguém que gosta de falar mal dos outros, ou ser “cego” quando algum sorriso de desdém é feito pra você, por pessoas que se consideram acima de você, e na maioria das vezes, estão abaixo espiritualmente. Ou seja, não dar atenção ao mau proceder de outrem é caridade moral. Mas o principal da caridade moral é não tratar com desprezo o seu semelhante.
Trago hoje, para reflexão, uma história que se chama “O Frio”:

Quatro homens ficaram bloqueados numa caverna por uma avalanche de neve.  Teriam que esperar até o amanhecer para poderem receber socorro.

Cada um deles trazia um pouco de lenha e havia uma pequena fogueira ao redor da qual eles se aqueciam. Se o fogo apagasse – eles o sabiam, todos morreriam de frio antes que o dia clareasse. Chegou a hora de cada um colocar sua lenha na fogueira. Era a única maneira de poderem sobreviver.

O primeiro homem era um racista. Ele olhou demoradamente para os outros três e descobriu que um deles tinha a pele escura. Então ele raciocinou consigo mesmo:

– “Aquele negro! Jamais darei minha lenha para aquecer um negro.” E guardou-as protegendo-as dos olhares dos demais.

O segundo homem era um rico avarento. Ele estava ali porque esperava receber os juros de uma dívida. Olhou ao redor e viu um círculo em torno do fogo bruxuleante, um homem da montanha, que trazia sua pobreza no aspecto rude do semblante e nas roupas velhas e remendadas. Ele fez as contas do valor da sua lenha e enquanto mentalmente sonhava com o seu lucro, pensou:

– “Eu, dar a minha lenha para aquecer um preguiçoso?”

O terceiro homem era o negro. Seus olhos faiscavam de ira e ressentimento. Não havia qualquer sinal de perdão ou mesmo aquela superioridade moral que o sofrimento ensinava. Seu pensamento era muito prático:

– “É bem provável que eu precise desta lenha para me defender. Além disso, eu jamais daria minha lenha para salvar aqueles que me oprimem”. E guardou suas lenhas com cuidado.

O quarto homem era o pobre da montanha. Ele conhecia mais do que os outros os caminhos, os perigos e os segredos da neve.

Ele pensou:

– “Esta nevasca pode durar vários dias. vou guardar minha lenha.”

Com estes pensamentos, os quatro homens permaneceram imóveis. A última brasa da fogueira se cobriu de cinzas e finalmente apagou.

Ao alvorecer do dia, quando os homens do Socorro chegaram à caverna encontraram quatro cadáveres congelados, cada qual segurando um feixe de lenha. Olhando para aquele triste quadro, o chefe da equipe de Socorro disse:

– “O frio que os matou não foi o frio de fora, mas o frio de dentro.”

ca2

Amigo, não deixe que o “frio” tome conta do seu interior. Mande para longe o frio da indiferença, do preconceito, do egoísmo,  do ódio, do rancor. Se “aqueça” de humildade, amor, de perdão, de esperança no futuro, de caridade.

Muitas vezes pensamos em como seria bom se tivéssemos nascido em um país com menos inflação, com menos miséria, sem corrupção, sem taxas tão altas de desemprego, gozando de melhores oportunidades.Outras vezes nos queixamos do trabalho que executamos todos os dias, das tarefas que temos, por achá-las muito ínfimas, sem importância. Desejamos que determinadas pessoas,  importantes, de evidência social ou financeira pudessem estar ao nosso lado para nos abrir caminhos.

Contudo, tenha certeza: você está no lugar certo, na época correta, com as melhores oportunidades, com as pessoas que necessita para sua evolução.

Pense nisso. Pense agora. E coloque em prática o que você quer de mudança para o mundo.

Boa semana! E seja caridoso, sempre.

Paz e Luz!

Conquiste a si mesmo!

w2

Para que possamos ser felizes, é preciso que ultrapassemos nossos conflitos íntimos, nossos próprios defeitos e dificuldades. É preciso que conquistemos a nós mesmos, para que possamos seguir em frente.

Deepak Chopra, um médico endocrinologista indiano, e também autor de inúmeros livros, defende que para sermos felizes precisamos compreender nossa verdadeira natureza e viver em harmonia com as leis naturais. Precisamos então “conquistar a nós mesmos”. E o tema de hoje são os passos dados por ele para essa conquista.

7 passos para conquista de si mesmo:

Meu espírito é um campo de possibilidades infinitas que conecta tudo o mais.

Esta frase resume a totalidade do que estou expondo.

Se você esquecer tudo o mais, lembre-se apenas disso.

Nós podemos tudo, se assim o desejarmos. Não há obstáculos intransponíveis, se o fizermos com o coração, bom senso, e propósito do bem. Basta que saiamos da inércia em que nos encontramos e coloquemos nossos planos em prática.

Meu diálogo interno reflete meu poder interno.

O diálogo interno das pessoas auto realizadas pode ser descrito assim: é imune a críticas; não tem apego aos resultados; não tem interesse em obter poder sobre os outros; não tem medo.

Isso porque o ponto de referência é interno, não externo.

Não devemos nos comparar aos outros… o sucesso é subjetivo a cada um de nós (até porque o objetivo de cada um é diferente). Claro, devemos nos espelhar em pessoas de bem, mas devemos tratar nosso próprio objetivo/sucesso, e lutar para que ele aconteça.

Minhas intenções tem poder infinito de organização.

Se minha intenção vem do nível do silêncio, do espírito, ela traz em si os mecanismos para se concretizar.

Se tivermos o interesse sincero em melhorar/mudar algo, e trabalharmos com afinco para que isso aconteça (não importa o que seja), nos tornamos agente de mudança do mundo.

 Relacionamentos são a coisa mais importante na minha vida.

E alimentar os relacionamentos é tudo o que importa.

As relações são cármicas e quem nós amamos ou odiamos é o espelho de nós mesmos: queremos mais daquelas qualidades que vemos em quem amamos e menos daquelas que identificamos em quem odiamos.

Para evoluirmos, precisamos dos relacionamentos. Então dedique mais atenção aos seus relacionamentos, dê valor às pessoas que te amam, e pratique suas virtudes para aquelas que precisam delas.

Eu sei como atravessar turbulências emocionais.

É  preciso ter sobriedade.

Não podemos nutrir sentimentos como hostilidade, ciúme, medo, culpa, depressão. Essas são emoções tóxicas.

Importante: onde há prazer, há a semente da dor, e vice-versa.

O segredo é o movimento: não ficar preso na dor, nem no prazer (que então vira vício).

Não se deve reprimir ou evitar a dor, mas tomar responsabilidade sobre ela.

Observe-se. Critique-se. Melhore-se. Assim você estará “orando e vigiando”, e isso permitirá um equilíbrio emocional mais sólido.

Eu abraço o feminino e o masculino em mim.

Esta é a dança cósmica, acontecendo no meu próprio eu.

A energia masculina: poder, conquista, decisão.

A energia feminina: beleza, intuição, cuidado, afeto, sabedoria.

Num nível mais profundo, a energia masculina cria, destrói, renova.

A energia feminina é puro silêncio, pura intenção, pura sabedoria.

Pratique suas virtudes, coloque-as em prática!

Estou alerta para as conspirações das improbabilidades.

Tudo o que me acontece conspira para o meu crescimento.

É, portanto, um sinal de que posso aprender alguma coisa com aquela experiência.

Em toda adversidade há a semente da oportunidade.

w1

A hora não é agora

A dieta não começa na segunda. Início do mês não é pra guardar dinheiro. E Dezembro não é pra sair correndo terminando tudo que nem sequer começou. Abraços podem não ser dados. Beijos não beijados. Mãos podem nunca se encostar e almas nunca se encontrar.
Desejo a você, caro leitor, que sua dieta (seja de corpo, seja de alma) comece quando o seu tempo estiver certo. Afinal, sua força de vontade é bem maior quando faz algo por você do que quando faz pelos outros.
Desejo que descubra o que realmente quer da vida. E vá atrás! As dificuldades vão parecer mais leves quando as encarar por algo que está dentro de você. E, quando vai atrás do seu sincero desejo, acaba descobrindo que soluções para situações complexas podem ser bem mais simples do que antes imaginava.
E desejo que os dias passados não sejam de cobrança pelo que não foi vivido (ou culpa pelo que foi). Pense no que se passou, anote os aprendizados e perdoe os erros. 365 dias a mais despontam no horizonte e eles estão recheados de transformações.
Não espere que eu diga que a vida será fácil e que tudo ficará bem. Mas, você tem a possibilidade de viver, tentar e aprender. Afinal, abraços ainda podem ser dados. Beijos, beijados. Mãos têm mais chance de se encostar e almas de se encontrar.
A hora pode não ser agora. Mas ela é sempre sua. Aproveite.

Que sua semana seja maravilhosa! E que a vida seja de muito trabalho, aprendizados e evolução para você!

Paz e Luz!

Gostar do que faz… você pratica isso?

g1

O objetivo da nossa experiência como seres humanos é evoluir, e ser o mais feliz que pudermos. E embora a felicidade tenha significados diferentes para cada um, é de suma importância que nossos dias (que compõe a nossa vida, obviamente) sejam os mais felizes possíveis.

É preciso que você tenha uma vida prazerosa. E isso só vai acontecer se você fizer o que gosta, nas mais diversas áreas da sua vida. O que acontece, na maioria das vezes, é que vivemos “no automático”. Deixamos a sociedade e as “responsabilidades” (muitas vezes são somente crenças nossas) influenciarem a maneira como vivemos, e acabamos vivendo não como gostaríamos, mas como querem que façamos. E, no final das contas, não vivemos nossa vida, mas a vida dos outros.

g2

Então, faça de seu trabalho algo alegre (e o primeiro passo é trabalhar com o que gosta). Tenha mais tempo para amigos e família, se isso é importante para você. Ajude o próximo, entendendo que a sua felicidade depende, também, da felicidade dos outros. Reserve um tempo para si mesmo, para reflexão e introspecção. E se conecte com sua espiritualidade (independentemente de religião), isso é imprescindível para sua saúde mental.

E se há algo que não te agrada, mas precisa ser feito, procure fazê-la da melhor forma que puder. Enfim, torne sua vida (como diz a psicologia positiva) um “flourishing”, uma onda de boas vibrações, fazendo com prazer e alegria tudo o que se propõe a fazer.

“Você precisa trabalhar 8-10 horas por dia”.

“Você precisa casar”.

“Você precisa ter filhos”.

“Você precisa fazer faculdade”.

“Você precisa ser magra”.

 

Não, não precisa. Você só precisa ser feliz. Pense nisso.

 

Um abraço, paz e luz!

 

Mente sã, corpo são.

me1

Você já deve ter ouvido a frase que dá lugar ao título desse artigo. E essa máxima nunca foi tão verdadeira. Índices cada vez maiores de transtorno psiquiátricos, como ansiedade e depressão, tem assolado a população. Aumento exponencial de casos de suicídio, síndrome de “burn out”, entre outros,  são realmente preocupantes.

Apesar dessa realidade, os cuidados com a mente muitas vezes ficam somente na teoria. A prática mostra seres cada vez mais preocupados em ter: ganhar dinheiro, ser promovido, ser reconhecido, ter sucesso, ser famoso. E fazemos isso em detrimento da nossa própria saúde mental. Mas é um contrassenso achar que há sucesso quando não se tem saúde, não é?

“Muita saúde, o resto a gente corre atrás” – esse é o maior desejo quando cumprimentamos alguém pelo seu aniversário. E por que não colocamos isso em prática? (lhe permito 10 segundos de silêncio para pensar nisso agora…)

Mas afinal, como cuidar da nossa saúde mental? O ideal é que façamos coisas que estimulem nossa mente, e também atividades que nos tragam boas energias e relaxem a “cabeça”.  Vamos a elas:

Leitura

Ler um bom livro, além de ativar hormônios responsáveis pelo bem estar, ativa nossa imaginação. É uma das atividades que mais beneficia nosso cérebro, ajudando a diminuir a incidência de doenças com o Mal de Alzheimer. É, portanto, um dos grandes responsáveis pela nossa saúde mental.

Atividades de raciocínio

Palavras cruzadas, sudoku, caça-palavras, problemas de lógica e atividades de raciocínio são importantíssimas na prevenção de doenças. Procure alguma dessas atividades, e faça-as regularmente. (Quando foi a última vez que você praticou algum dos itens acima?)

Lazer

A vida não se resume a trabalhar, dormir e pagar as contas. É preciso que você realize atividades de lazer para relaxar, desligar-se dos problemas do cotidiano e sentir-se mais pleno. Procure algum lazer que não prejudique seu corpo físico. E coloque ele como uma de suas prioridades, é uma ação imprescindível para sua boa saúde mental, afinal estamos aqui para sermos felizes, acima de tudo.

Estar com os amigos

Amigos são a família que escolhemos aqui na Terra. Então, não basta tê-los, é preciso vivenciar bons momentos com eles. Então, mais que dizer a eles o quanto os ama e são importantes para você, demonstre isso na prática, esforçando-se para estar sempre junto deles. (você tem feito isso?)

me2

Meditação

A meditação é uma atividade que, comprovadamente, melhora sua saúde mental. Melhora da concentração, da atenção, da manutenção da calma são alguns dos benefícios dessa prática. Além disso, permite que você se conecte consigo mesmo, proporcionando um autoconhecimento e reflexões que serão aliadas na sua jornada diária.

Sono

Dormir bem é necessário para nossa saúde. Estima-se que são necessárias de 6 à 8 horas de sono diárias, ininterruptamente (passando assim por todas as fases do sono), para que seu corpo e sua mente tenham um descanso adequado.

Um equilíbrio entre corpo e mente é necessário para que você viva bem. Procure, então, refletir sobre os pontos acima, e ver o que pode melhorar ou implementar na sua rotina, tenho certeza que não se arrependerá disso.

Melhore seu mundo interior, essa é a grande transformação que você precisa fazer. E ter sua mente saudável é o primeiro passo para isso acontecer.

Um grande abraço, paz e luz, e até a próxima!