Já é senso comum que somos todos diferentes um dos outros. Cada pessoa tem sua forma de agir, de pensar, sua opinião sobre tudo. Mas a pergunta é: o que faz com que cada um de nós seja único, e veja a vida de uma maneira? Ou seja, porque fazemos o que fazemos da nossa vida?
Valores.
Essa é a resposta. São nossos valores que nos diferenciam. Os valores são caracterÃsticas que definem nossas escolhas. É o valor mais alto de “liberdade†(entre outros)  que faz com que alguém saia de um trabalho estável e procure um novo empreendimento, por exemplo. Por outro lado, alguém com valor de “estabilidade†entre os principais ficará louco só de pensar em não ter o salário contado ao final do mês, e dificilmente arriscará algo nesse sentido.
Então seus valores fazem você agir da maneira que você é. Existem inúmeros deles, como liberdade, comprometimento com o próximo, honestidade, lealdade, contribuição, justiça, responsabilidade, estabilidade, respeito, segurança, reconhecimento, poder, entre outros. Entenda que todos temos alguns que estão mais presentes em nossas vidas, aqueles que são mais evidentes em nossa tomada de decisões. Isso não significa que você não tenha os outros todos, somente não são tão importantes nas suas decisões diárias, ok?
É importante que você entenda que o fato de ter valores diferentes dos outros, faz com que tenha visão diferente deles sobre um mesmo assunto. Não há certo nem errado (e não estamos aqui para julgarmos uns aos outros), há sim o mais adequado para cada um. E está tudo bem com isso, desde que você compreenda esse fato, e respeite que a pessoa ao seu lado tem valores (e por consequência visões) diferentes dos seus.
A maioria dos conflitos de relacionamentos ocorre pela falta desse entendimento. Cada um quer impor seu ponto de vista, e não compreende que a pessoa com a qual se relaciona tem valores diferentes. Perde, então, uma grande oportunidade de aprender a ver as situações de um outro modo, por um prisma de alguém que pensa diferente de você.
Vou exemplificar pra que fique mais claro: imagine você, caso tenha um valor de liberdade alto, querendo empreender. Mudar para melhor. Entrar em um novo negócio, que tem certeza que lhe trará maior satisfação pessoal e profissional. E isso não pode esperar, porque nunca sabemos quando nossa jornada termina aqui na Terra. Mas, ao conversar com alguém que ama, e que tem valores de segurança e estabilidade altos, ela lhe diz que você está sendo precipitado, e que deve ter mais cautela. E você, então, responde que ela tem medo de mudar. Ela, então, retruca que você arrisca demais. Quem tem razão?
Ambos, cada um com seu ponto de vista, que é reflexo de seus valores. Ficou claro agora?
Para você descobrir quais seus valores principais, é preciso que você se atente às suas decisões, e veja no que se baseia para tomá-las. Preste mais atenção como lida com os desafios do seu dia a dia, em todas as esferas da tua vida. Fazendo isso, começará a se entender melhor, e trará a tona seus valores, os responsáveis por você ser o que é. Isso é de extrema importância, porque vivemos para preencher os valores que são importantes para nós, e quando não o fazemos ficamos com aquela sensação de que algo está faltando, de não plenitude da vida.
Como falei acima, são nossos valores que definem que escolhas tomamos. E são nossas escolhas que definem nosso destino. Portanto, autoconhecimento é parte imprescindÃvel para que você tenha a vida que sempre sonhou. E os valores são peças chave nesse autoconhecimento.
A mudança começa por dentro de você. E a felicidade vem de dentro para fora, do seu interior pleno e consciente para o mundo todo.
Reflita sobre seus valores, entenda-se melhor e seja protagonista da sua história. Afinal, o objetivo é viver a vida que você deseja.
Gostou deste artigo? Aproveite para ler também o último artigo onde pergunto: “Suas crenças te limitam ou possibilitam?”
Um grande abraço, Paz e Luz!